quinta-feira, setembro 29, 2005

COISAS QUE O CLIENTE / USUÁRIO PRECISA SABER

Sobre o Profissional de Tecnologia da Informação (a antiga Informática)

PROFISSIONAL DE TI dorme: Pode parecer mentira, mas PROFISSIONAL DE TI
precisa dormir como qualquer outra pessoa. Esqueça que ele tem celular e
telefone em casa, ligue só para o escritório.

PROFISSIONAL DE TI come: Parece inacreditável, mas é verdade. PROFISSIONAL
DE TI também precisa se alimentar e tem hora para isso.

PROFISSIONAL DE TI pode ter família: Essa é a mais incrível de todas: mesmo
sendo um PROFISSIONAL DE TI, a pessoa precisa descansar no final de semana
para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou
falar de redes, sistemas, computadores...

PROFISSIONAL DE TI, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro: Por essa
você não esperava, né? É surpreendente, mas PROFISSIONAL DE TI também paga
impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas e sapatos, e ainda
consome Lexotan para conseguir relaxar...

Ler, estudar também é trabalho: E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é
piada.

De uma vez por todas, vale reforçar:

PROFISSIONAL DE TI não é vidente, não joga tarô e nem tem bola de cristal.

Ele precisa planejar, consultar fornecedores, fazer visita técnica...

Para poder maturar as propostas e superar as expectativas.
Se você quer um milagre, tente uma macumba e deixe o pobre do PROFISSIONAL
DE TI em paz.

Em reuniões de amigos ou festas de família, o PROFISSIONAL DE TI deixa de
ser PROFISSIONAL DE TI e reassume seu posto de amigo ou parente, exatamente
como era antes dele ingressar nesta profissão.

Não peça conselhos, dicas... Ele tem direito de se divertir.

Não existe, apenas, um “upgradezinho” - qualquer upgrade é um projeto.

Requer atenção, dedicação, precisa ser pensado, estudado, analisado e, é
claro, cobrado.
Esses tópicos podem parecer inconcebíveis a uma boa parte da população mas
servem
para tornar a vida do PROFISSIONAL DE TI mais suportável.

Quanto ao uso do celular: celular é ferramenta de trabalho.

Por favor, ligue apenas quando necessário.

Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda duvide, o PROFISSIONAL
DE TI pode estar fazendo algumas coisas que você nem pensou que ele fazia,
como dormir ou namorar, por exemplo.

Pedir o mesmo orçamento 15 vezes não vai mudar a resposta.

Por favor, peça no máximo três vezes cada.

Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até 12h, não significa
que você pode ligar às 11h55.

Se você pretendia cometer essa gafe, vá e ligue depois do almoço.

O mesmo vale para a parte da tarde: ligue no dia seguinte.

Quando PROFISSIONAL DE TI estiver apresentando um projeto, por favor, não
fique bombardeando com milhares de perguntas durante o atendimento.

Isso tira a concentração, além de torrar a paciência.
ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o projeto.

O PROFISSIONAL DE TI não inventa os preços e nem ganha comissão sobre os
equipamentos comprados.

Por isso, não pechinche!
Lembrete: cara feia na hora de assinar cheque não diminui o que você tem que
pagar.

Se queria pagar menos, deveria ter feito você mesmo.

O PROFISSIONAL DE TI não são os criadores do ditado "O barato sai caro"!!!

E, finalmente, PROFISSIONAL DE TI, também, é filho de DEUS e não filho disso
que você pensou...

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