SÃO PAULO - A polícia do Rio de Janeiro prendeu integrantes de uma quadrilha que aplicava golpes na internet.
O bando estabeleceu uma parceria com funcionários de empresas online. Os funcionários, que trabalham em redes de call center, anotavam todos os dados dos clientes que atendiam, como nome, cpf e número de cartão de crédito.
Os dados eram repassados à quadrilha, que usava as informações para fazer compras na internet. A polícia estima que o grupo tenha comprado R$ 400 mil em eletrônicos usando os dados falsos. Uma vez recebidos os produtos, o bando os revendia por metade do preço.
O golpe foi descoberto porque uma das integrantes da quadrilha forneceu o endereço da própria casa para a entrega dos produtos, um apartamento no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.
A polícia afirma que o erro primário surpreendeu os próprios investigadores. Em geral, golpistas dão endereços falsos e a polícia deve fazer um grande esforço de investigação para identificar os autores do golpe.
Para surpresa da polícia, quando os investigadores checaram o endereço indicado nos sites de compras, os dados eram verdadeiros.
Em uma ação de busca e apreensão, a polícia encontrou vários membros da quadrilha no apartamento em Botafogo. No local foram apreendidos laptops, TVs LCD e listas com nomes de vítimas de golpe.
Ao anunciar as prisões, o delegado responsável pelo caso disse que sua equipe não costuma enfrentar este tipo de facilidade ao investigar golpes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário