São Paulo - Número de fraudes onlines e infecções com worms atinge 197 mil notificações, quase três vezes mais que em 2005.
O número de incidentes de segurança verificados na internet brasileira atingiu 197 mil durante 2006, quase três vezes mais que as cerca de 68 mil registrados em 2005.
Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (16/01) pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), os worms puxaram o aumento das pragas gerais, atingindo 109.676 notificações, crescimento de 532% em comparação ao ano anterior.
O gigantesco crescimento referente a 2006 reverte a tendência de queda demonstrada nos dois anos anteriores - a comparação entre 2004 e 2005 indica que o número de incidentes caiu 11%, segundo os dados do Cert.Br.
Com menos índice de crescimento, as tentativas de fraudes onlines saltaram para 41.776 notificações durante o ano, acréscimo de 53% em comparação às 27.292 computadas em 2005.
Mesmo assim, o Cert.Br esclarece que tentativas de roubos online cresceram 52% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado.
Klaus Steding-Jessen, analista do CERT.br, chama atenção para os aumentos nas invasões de sites que usem o protoclo PHP, assim como a serviços Virtual Network Computing (VNC), que atingiu o ápice de ataques maliciosos no último trimestre.
Já ataques contra serviços de Secure Shell mantêm posição de destaque no ranking da Cert.Br, liderando tentativas de invasões na internet brasileira durante os três primeiros trimestres de 2006.
Vale lembrar que os balanços trimestrais do Cert.Br levam em conta notificações feitas por usuários selecionados e provedores de ataques e infecções de malwares na internet brasileira, o que torna limitada a amostra da pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário