Nota: no meu entender, o mau uso da Internet por parte do usuário dobra o
risco de fraude.
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Documento da empresa de pesquisa Synovate sugere que o uso da internet para
transações bancárias duplica o risco de fraudes eletrônicas.
O relatório também indica que um em cada dez brasileiros que movimentam
contas bancárias e possuem cartões de crédito já foi vítima de roubo de
identidade.
O que os brasileiros mais temem em internet banking são problemas
relacionados à segurança pessoal, indicado por 36% da amostra. Para 15%, a
preocupação maior é entender as ocorrências anteriores de fraudes, assim
como a necessidade de substituir ou cancelar cartões.
Perda de dinheiro com fraudes aparece na lista com 12%, seguida pela
preocupação de 9% de que terceiros possam saber informações pessoais. Perda
de tempo e gasto de esforços para resolver problemas derivados disso foram
mencionados por 8% e 5% disseram ter medo de que o fraudador cometesse
crimes com suas identidades.
O Brasil é o terceiro país com mais vítimas desse tipo de crime. Os Estados
Unidos lideram a lista com 17%, enquanto o Reino Unido vem em segundo, com
11%.
Entre os brasileiros, 70% dos entrevistados declaram ter "grande"
preocupação com as fraudes, 21% disseram ter preocupação "moderada" e 9%
afirmaram não ter nenhum tipo de preocupação.
A maioria dos brasileiros entrevistados acha que os bancos deveriam tomar a
iniciativa de fornecimento de informações sobre suas políticas de segurança
e sobre os golpes de phishing scam. Dos entrevistados, 72% nunca receberam
informações sobre esses crimes por parte de sua instituição financeira.
A pesquisa entrevistou mais de oito mil pessoas em países como Brasil,
Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, México, Hong Kong e
Austrália. No Brasil, foram ouvidas 996 pessoas em agosto deste ano.
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