sexta-feira, março 06, 2009

É possível criar um software perfeitamente seguro?

O assunto vêm tomando corpo, ainda mais com o lançamento do já best seller Geekonomics nos EU&A, mas entendo que a resposta para isso seja a que todos tentam evitar.

A equação entre desenvolvedores e usuários não fecha, prova disso é a própria alegação do professor doutor D.J. Bernstein, da Universidade de Illinois, Chicago, EUA. Suas criações, o DJBDNS e o qmail, estão entre os mais seguros que já existiram.  Até agora, apenas um, uma falha obscura no qmail, foi encontrado e ela só poderia ser explorada caso um número improvável de circunstâncias acontecesse ao mesmo tempo.

Mas porque não estamos usando essas ferramentas se são seguras? Simples, elas não atendem às necessidades do usuário comum. No final do dia, o que determina a qualidade de uma ferramenta não é sua especificação técnica, mas sim aspectos meramente comerciais e financeiros.

Veja a matéria completa em http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2009/02/19/e-possivel-criar-um-software-perfeitamente-seguro/  e tire suas conclusões.

Nenhum comentário: