segunda-feira, julho 18, 2005

Sites de relacionamento prendem atenção de internautas brasileiros


Clarissa Oliveira (estadao.com.br)

Levantamento realizado pelo Ibope/NetRatings, com o título Web Brasil,
divulgado trimestralmente pela consultoria, aponta que os sites de
comunidades absorvem cerca de 20,5% do tempo total de navegação

São Paulo - Os sites de relacionamento compõem a área que mais prende a
atenção dos brasileiros na Internet. De acordo com um levantamento realizado
pelo Ibope/NetRatings, com o título Web Brasil, divulgado trimestralmente
pela consultoria, os sites de comunidades absorvem cerca de 20,5% do tempo
total de navegação. Em seguida, estão sites de e-mail (11,3%), portais de
interesse geral (10,5%), instituições financeiras (6,5%) e ferramentas de
busca (4,7%). De acordo com o diretor-executivo do Ibope Inteligência,
Marcelo Coutinho, isso é explicado porque os povos latinos possuem uma
cultura comunicativa forte, que se traduz em uma procura maior por
atividades de relacionamento na Internet.

O estudo mostrou ainda que os usuários brasileiros da Internet destinam
53,2% do tempo de navegação a apenas cinco ferramentas disponíveis na rede:
comunidades virtuais, e-mail, portais, bancos e ferramentas de busca. Em
países como Espanha e Estados Unidos, que também integram o levantamento, as
cinco áreas que mais absorvem a atenção do usuário respondem por 39,8% e
30,4% do tempo de uso, respectivamente.

Coutinho avalia que diversos fatores contribuem para explicar essa
concentração. Ele destaca que, em países como os Estados Unidos, a prestação
de serviços e a oferta de conteúdo na Internet são mais desenvolvidos, o que
resulta em uma pulverização maior do uso da Internet. "Lá, há uma oferta
maior de coisas para se fazer na rede", afirma o analista.

Além disso, Coutinho ressalta que a preocupação dos pais brasileiros com a
segurança tem estimulado os filhos a passarem mais tempo na Internet em vez
de buscar entretenimento fora de casa. "Hoje em dia, os pais preferem ver
seus filhos em frente ao computador do que na rua à noite."

Semelhanças
O levantamento do Ibope/NetRatings também mostra semelhanças significativas
entre Brasil, Estados Unidos e Espanha. Sites de e-mail, por exemplo,
aparecem entre as categorias mais visitadas em todos os casos, com 10,9% do
tempo de uso entre espanhóis e 7,7% entre norte-americanos. Ferramentas de
busca também aparecem nos três casos, com 8,4% na Espanha e 3,9% nos Estados
Unidos. O mesmo acontece nos portais de interesse geral, que ficam com 6,9%
e 6,6%, respectivamente.

Segundo Coutinho, outro item que ajuda a demonstrar um comportamento
semelhante dos usuários é a performance registrada pela categoria de jogos
online no levantamento. Nos Estados Unidos, esse tipo de ferramenta absorve
7,2% do tempo de navegação, enquanto no Brasil e na Espanha esse número é de
4% e 3,8%, respectivamente.

Diferenças
Por outro lado, a pesquisa do Ibope/NetRatings mostra que o Brasil também
possui algumas características que o distinguem dos outros países avaliados.
Mesmo tendo alcançado 6,2% do tempo de uso no Brasil, os sites de
instituições financeiras, por exemplo, não aparecem entre as cinco
categorias mais navegadas nos outros dois países, ficando com o oitavo lugar
na lista dos EUA, com 2,9% do tempo de uso, e com o 7º lugar na Espanha, com
4,4%.

Entre os exemplos citados pelo estudo estão ainda sites de governo, que
respondem por 3,1% do tempo total no Brasil, quase o dobro dos 1,7%
registrados nos Estados Unidos e acima também dos 2,7% contabilizados na
Espanha.

Nenhum comentário: