quarta-feira, março 14, 2007

Perda de dados em notebook dá multa de US$ 25 mil à Ameriprise Financial

Por Deni Connor, para o Computerworld*
Publicada em 20 de dezembro de 2006 às 12h25
Atualizada em 20 de dezembro de 2006 às 15h03
 

Framingham - Ameriprise Financial foi autuada após um funcionário seu ter tido um notebook, que continha informações de clientes, roubado.

Perder dados em dispositivos móveis é um grande problema para companhias do mundo inteiro. Ainda que não seja apenas por roubo, já que a perda dos aparelhos representa um grande risco, ficar sem informações confidenciais pode representar prejuízos imediatos.

Para a Ameriprise Financial, esse prejuízo é ainda maior. A empresa norte-americana especializada em serviços financeiros foi multada em 25 mil dólares pelo estado de Massachusetts como punição pela perda temporária de um laptop que continha informações de usuários. A multa vai cobrir os gastos do estado com a investigação.

A Ameriprise concordou, também, em contratar um consultor para melhorar sua estrutura de segurança da informação.

O notebook, que foi roubado do carro de um funcionário em 2005, continha dados como nomes, números de contas correntes, de seguridade social, além do dinheiro em conta, de clientes da empresa. Ao todo, mais de 150 mil pessoas foram atingidas. O laptop foi recuperado depois e não há dados sobre o uso das informações para fins criminosos.

*Deni Connor é editor do Network World, em Framingham

Nenhum comentário: